3ª Guerra Mundial - Mas será a Turquia?


A Terceira Guerra Mundial (3GM) parece se aproximar a cada dia. Somente em duas ocasiões o mundo esteve tão instável e tão próximo de um conflito de proporções globais. Infelizmente isto aconteceu antes das duas grandes guerras, nas duas primeiras décadas do século XX e, depois, 20 anos mais tarde.

A instabilidade do panorama internacional ganhou força.nos últimos dias com a decisão do parlamento turco de autorizar um eventual ataque ao território sírio. Erdogan, o primeiro-ministro da Turquia, mente descaradamente quando diz que não pretende utilizar o dispositivo legal e ao mesmo tempo ordena ataques por três dias seguidos nas cidades da fronteira entre a Síria e a Turquia. Um conflito entre Turquia e Síria pode rachar o mundo islâmico e contribuir para um eventual ataque israelense contra o Irã, aliado tradicional da Síria. E todos sabemos que um conflito entre Irã e Israel pode iniciar a 3GM.

Essa indisposição entre Síria e Tuquia não é nova, mas de certa forma essa decisão parlamentar surpreendeu. Erdogan é criticado por muitos líderes muçulmanos por ser "ocidental" demais, quando na verdade sua "ocidentalidade" se resume a ter alguns inimigos em comum com as potências ocidentais. 

Israel x Irã; China x Japão, Índia x Paquistão, Coreia do Sul x Coréia do Norte... Precisava mais um?

Tudo isso sem falar nos conflitos mais profundos: Oriente x Ocidente; Coletivismo x Liberdade Individual

Será a Turquia a botar fogo no pavio e iniciar a 3ª Guerra Mundial?

(continua)


.

6 comentários:

LINGOTE disse...

TURQUIA, IRÃ, ISRAEL, EUA, CHINA, JAPÃO, ÍNDIA, PAQUISTÃO, RÚSSIA, VENEZUELA... QUEM SERÁ?

Anônimo disse...

análises frias mas coerentes
antonio oliveira montes

Anacleto disse...

Eu discordo no que diz respeito à Turquia. Não creio que parta de lá o primeiro tiro. Mas a opinoião é firme, forte abraços, Anacleto

Anônimo disse...

MUITO BOM

Anônimo disse...

ACEITA PARCERIA?

JOHNATOS45@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Parece loucura, mas não deve ser.