O Molothrus bonariensis, mais conhecido no Brasil como chupim (ou ainda pelos nomes de anu, anum, arumará, azulão, azulego, boiadeiro, brió, carixo, catre, chopim-gaudério, corixo, curixo, corrixo, corvo, engana-tico, engana-tico-tico, gaudério, godério, godero, gorrixo, grumará, iraúna, maria-preta, negrinho, papa-arroz, parasita, parasito, pássaro-preto, uiraúna, vaqueiro, vira, vira-bosta e vira-vira) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Possui um canto suave e melodioso, e é famoso pelo habito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los.
Qualquer semelhança com os novos bolsistas, com nossa classe artística, com nossos políticos ou com a imprensa financiada por meio de anúncios estatais, será mera coincidência.
Olá, boa noite!
ResponderExcluirPassando para agradecer pela visita ao Desnudo e, por está-lo seguindo.
Desde já, te desejo uma ótima noite e um ótimo fim de semana.
Abraços
Marcio RJ
O chupim; no passado fora confundido com a grauna; e hoje acredita-se que o tié preto seja seu descendente em cruzamentos.
ResponderExcluirSeu canto é prodigioso: feliz aquele que pode ouvi-lo ou encontra-lo perambulando nas cidades.
Belo post.
Marcelo Portuária
Visite> alfarrabiosdeoutrora.blogspot.com
cidadaniadoscapitais.blogspot.com
A verdadeira maria preta tem um canto prodigioso o chupim nem tanto , só na cidade grande é que confundem um simples chupim com outros passaros pretos só pela cor isso é racismo,kkkkkk !!
ResponderExcluir