Imortalidade da Alma - Sócrates

No diálogo Fédon (Da Alma), Platão descreve os pensamentos de seu mestre, Sócrates, a respeito da Imortalidade da Alma. Seguem dois pequenos trechos selecionados e mais abaixo o link para fazer o download do livro completo.

...

"Porém devemos, senhores, considerar também o seguinte: se a alma for imortal, exigirá cuidados de nossa parte não apenas nesta porção do tempo que denominamos vida, senão ao longo de todo o tempo, parecendo que se expõe a um grande perigo quem não atender esse aspecto da questão. Pois se a morte fosse o fim de tudo, que imensa vantagem não seria para os desonestos, com a morte livrarem-se do corpo e da ruindade muito própria juntamente com a alma? Agora, porém, que se nos revelou imortal, não resta à alma outra possibilidade, se não for tornar-se, quanto possível, melhor e mais sensata."

(...)

"Precisamos tudo fazer para em vida adquirir virtude e sabedoria, pois bela é a recompensa e infinitamente grande a esperança. Afirmar, de modo positivo, que tudo seja como acabei de expor, não é próprio de homem sensato; mas que deve ser assim mesmo ou quase assim no que diz respeito a nossas almas e suas moradas, sendo a alma imortal como se nos revelou, é proposição que me parece digna de fé e muito própria para recompensar-nos do risco em que incorremos por aceitá-la como tal. É um belo risco, eis o que precisamos dizer a nós mesmos à guisa da fórmula de encantamento. Essa é a razão de me ter alongado neste mito. Confiado nele; é que pode tranqüilizar-se com relação a sua alma o homem que passou a vida sem dar o menor apreço aos prazeres do corpo e aos cuidados especiais que este requer, por considerá-los estranhos a si mesmo e capazes de produzir, justamente, o efeito oposto. Todo entregue aos deleites da instrução, com os quais adornava a alma, não como se o fizesse com algo estranho a ela, porém como jóias da mais feliz indicação: comedimento, justiça, coragem, nobreza e verdade, espera o momento de partir para o Hades quando o destino o convocar. Vós também, Símias e Cebes, acrescentou, e todos os outros, tereis de fazer mais tarde essa viagem, cada um no seu tempo. A mim, porém, para falar como herói trágico, agora mesmo chama-me o destino. Mas esta quase na hora de tomar o banho. Acho melhor fazer isso antes de beber o veneno, para não dar às mulheres o trabalho de lavar o cadáver."

Fédon - Da Alma - Platão (link para download do livro em pdf)

2 comentários:

Pedacinhos Meus Regina Espósito disse...

Parabéns por este seu blog...
ele é maravilhoso e muito bem elaborado....
sucessos a vc !!

Regina Esposito-
meus blogs :
reginahelenafreu.blogspot.com

e meu profissional da Tv
reginaesposito.blogspot.com

Lucélia Pantojo disse...

Olá, estive visitando seu blog pela primeira vez hoje, e primeiro quero agradecer pela sua presença no meu blog. Seu blog é realmente bem servido de um conteúdo inteligente. Parabéns!