Filósofos e filósofos


Academia de Atenas, por Rafael

A Filosofia não é uma ciência como as outras. Ela não busca entender o objeto por meio de um recorte da realidade, pois busca a unidade, a organicidade. Como define Olavo de Carvalho, a Filosofia é a unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa. Como organizadora do conhecimento, não trabalha com recortes e não separa forma de aprendizado e conteúdo teorético, porque exige absorção do conhecimento apreendido por parte do filósofo. Fazer filosofia é teorizar a experiência real e também experimentar as teorias.

Verdade conhecida,
Verdade aplicada.

Platão

Essa visão da filosofia é o que podemos chamar de Projeto Socrático, que toma forma com Platão e Aristóteles e depois enriquece muito com os filósofos cristãos da Patrística e da Escolástica. Essa “escola”, digamos assim, prega que a verdade pode e deve ser alcançada, não em sua totalidade, mas por pedaços, que juntos vão formando novas verdades e assim por diante. Como pequenos pontos iluminados em um mar de escuridão.

Acredito que os verdadeiros filósofos são aqueles que dão continuidade ao trabalho iniciado na Grécia antiga. Os gregos cristalizaram conhecimentos ainda anteriores, do Egito, da Mesopotâmia, da Pérsia e de outros lugares e na pessoa de Sócrates a busca pelo conhecimento ganhou uma nova dinâmica. Para Platão, método filosófico é praticar o que Sócrates fazia sem qualquer método.

Em nosso tempo, infelizmente, os pensadores mais influentes são aqueles que julgam impossível ao homem conhecer a verdade como ela é, de fato. A maioria dos nossos acadêmicos, da nossa classe letrada, acredita que a realidade é uma projeção e, portanto, não existem verdades absolutas – apenas esta?

As causas desse desvio de rota, que a meu ver está emburrecendo a humanidade, surgem há 200 ou 300 anos [LEIA AQUI], mas hoje o desvio se tornou tão grande que é quase impossível detectar traços de filosofia verdadeira nos "filósofos" cultuados pela academia e pela mídia.

O estudo da filosofia, aliás, tem se transformado numa coisa completamente diferente daquilo que nasceu na Grécia. Seja pela dificuldade de se praticar a filosofia nas Universidades - como bem demonstra este artigo do Lucas Mafaldo, seja pela péssima qualidade dos autores escolhidos. Hoje, filósofo é aquilo que queria Antonio Gramsci, um ideólogo a serviço de uma causa política.

Fica aqui a sugestão: fuja dos ideólogos, fuja dos mentirosos, loucos e incapazes de perceber a harmonia do Universo. Volte-se para os verdadeiros Filósofos. Leia Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Olavo de Carvalho, Mário Ferreira dos Santos...

20 comentários:

Gisa disse...

Excelentes leituras, com certeza.
Um grande bj querido amigo

Valdja Maria disse...

Filosofia para mim ,é o entendimento íntimo de cada um ,ou seja a forma e a sensibilidade com alcance de perceber e sentir,a partir daí se coloca em posiçao direcionada , com formas ou sentimento.Um bom domingo!Amo filosofar,quem sou eu?mas quem é?

TL;DR disse...

Eu tava pensando em montarmos uma equipe no meu blog se vc achar uma boa ideia deixa um recado no meu blog blz!!
www.unidosrevolucao.blogspot.com

Anônimo disse...

Com certeza uma sugestão aplausível!.. Nem tudo pode ser ingerido como lei.. há de se ter conhecimento para uma boa análise!.. Excelente abordagem!

Beijocas super em seu coração..
Verinha

C. disse...

Acho todos nós temos um pouco de filósofos, esses loucos geniais que tentaram nos explicar alguma coisa...

Gosto das frases de Platao...

Seu blog é uma riqueza!

** aquele vídeo lá embaixo adorei.

Ghost Writer disse...

Interessante as suas reflexões.
Continue defendendo o seu ponto de vista, pois infelizmente nada mais é isento de interesses, principalmente as ideologias essencialmente manipuladoras.
Um exemplo disso é a democracia vivida nesse país.
Abs

Ramona Tequila disse...

Obrigada por visitar e seguir o meu blog

Att.

Elaine Alves
Ramona Tequila
http://mundoramona.blogspot.com/

Janaina Cruz disse...

Coincidência ou não, encontro-me no momento completamente apaixonada pela filosofia.

É matéria do meu próximo semestre na faculdade, mas já devorei o livro todo… rs

Fico a imaginar o período antes dos pré-socráticos, quando mitos tinha tons de realidade, o homem estranhou os fatos, os deuses, inventou calendários, e viu que o destino é feito mesmo por nós, todos os dias, e casa dia diferente dependendo de nossas escolhas.

Eu acredito que exista uma verdade absoluta, e depois outra e outra, isso vai da descoberta de casa um, do tom que cada um emprega ao fazer sua descoberta.

Sigo o blog com prazer!

Abraços mil

Peônia disse...

Alê parabéns pelo seu blog tbm!
Aqui é um reservatório de saber hein?!
Abraço grande!
Te sigo.

REDE DE MULHERES NO PENIEL disse...

A PAZ DE CRISTO! VIM AGRADECER PELA VISITA, E JÁ ESTOU TE SEGUINDO! DEUS TE ABENÇOE.

Blog da Vanda disse...

Olá Ale. vim retribuir a visita em meu blog. Excelente o seu espaço! Sugestivas leituras para reflexão...

Grande Abraço
Vanda

Nayara Borato disse...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Nayara e cheguei até vc através do Blog mundo suspenso. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir um blog do meu amigo Fabrício, que eu acho super interessante, a Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. A Narroterapia está se aprimorando, e com os comentários sinceros podemos nos nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs





Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.



Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

Anônimo disse...

fashion model changing http://clothingtrends.eu/c-n-c-costume-national-men-brand120.html fashion insitiute of technology 997548

Cissa Romeu disse...

Ale,
a nossa vida não é um conjunto de melhores episódios, ou dos hits do momento; e sim uma sequencia, muitas vezes de "mais ou menos", do quase normal e o normal, salvo exceções. Creio assim deve ser compreendida a Filosofia, na totalidade das luzes e sombras que compõem o ser humano e suas relações, na busca da clássica verdade, sem desvios de rotas.
Belíssimo trabalho o seu. Inteligente, audacioso! Tenho que admitir que grande surpresa para mim aqui na blogosfera.
Estou seguindo em retribuição, mas porque seu trabalho merece e muito!
Parabéns, sinceramente.
Tenho muito a aprender por aqui!!!

Humoremconto
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

Unknown disse...

olá belo texto...amei adorei seu Blog
obrigada pela visita ao meu cantinho já estou lhe seguindo

Helen De Rose disse...

"Fazer filosofia é teorizar a experiência real e também experimentar as teorias." Acredito profundamente nisto e nas palavras de Platão. Já li muitos filósofos e percebi que muitos deles só falaram sobre teorias, entretanto, não experimentaram quase nada. Até mais ler...

dawidk919 disse...

very good blog:)
follow me http://mojeprzyjacielepsy.blogspot.com/

Artes e escritas disse...

Ao decidir seguir este blog, digo que o sigo para aprender e espelhar entre o que leio e os textos que se coadunem com o que tenho a intenção de comparar e no caso do texto, a filosofia. O meu respeito aos proprietários do blog, Yayá.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Gostei muito de estar aqui, é um cantinho onde encontramos muito conhecimento, postagens para reflexão, excelente, parabéns por compartilhar, beijos Luconi

GERALDO CARDOSO disse...

EXELENTE BLOG JA ESTOU SEGUINDO...