O RacioSÍMIO de um inteleQUITUAL

Momento "Filosofando"

Vladimir Safatle, que não é filósofo de maneira alguma, mas ocupa uma cadeira na Faculdade de Filosofia da USP e espaço na Folha de São Paulo, escreveu uma bobagem chamada Colapso Moral, que começa assim:

Aqueles que se vêem como excluídos da sociedade
não têm razão alguma para obedecer às suas normas.  

Isso mesmo. Leia de novo. Pode parecer brincadeira, mas não é. 

Pela lógica deste que Gramsci chamaria de intelectual orgânico, e que Lênin nomearia "idiota útil", quem não concorda com as leis de uma sociedade pode desrespeitá-la sem pestanejar.

Seguindo este racioSÍMIO, aposentadoria para invasores do MST, bolsa-reclusão para criminosos e comendas de direitos humanos para quem promove a pedofilia passam a ser aceitáveis e até "normais". O desdobramento dessa lógica primata, no entanto, leva a conseqüências ainda mais estúpidas - e moralmente perigosas. Só um exemplo: quem discordar das leis que regulam a propriedade pode roubar sem qualquer cerimônia e com a consciência bem tranqüila;

Mas como não poderia deixar de ser, o pseudo-filósofo-marxista-militante não está sozinho, sua provável "ídola", Marta Suplicy, disse algo parecido, também na Folha (coincidência?).

Quando comecei esta postagem tinha mais para escrever, mas creio que estes dois casos bastam para mostrar as causas desta imoralidade que reina no Brasil dos nossos dias.

PS: Graças ao bom Deus não tenho nenhum parente ou amigo estudando na USP...


5 comentários:

Simone Audrei disse...

Ô frasesinha infeliz deste cidadão! Por essas e por outras é que nosso país está como está.
Abraço

CONHECER A MATRIX disse...

Não é questão de uma frase ! É o que acontece na realidade. Diariamente temos exemplos de criminosos que matam, roubam, sequestram e demonstram total frieza e tranquilidade ao serem presos. Ainda aparece um Advogado que sujere que na profissão de criminoso existe uma ética. Ex: caso do assalto na USP. Visite a periferia e verá a ociosidade de jovens e crianças que não recebem educação de seus Pais e nem assistência poder Público. Oque acha que eles fazem o dia inteiro sem frequentar escola ? Cabeça vazia oficina do ... ainda mais com tanta roubalheira dos Políticos e desigualdade social. Também na frase não diz que "pode roubar " , ele relata o real pensamento da juventude na IMENSA MASSA POBRE do nosso País. Quando combatermos o problema como ele realmente é, talvez a Sociedade melhore.

CASA ESPIRITA JOÃO EVANGELISTA disse...

O crescimento do ser só se dá quando ele para de acusar o mundo pelos seus problemas, este homem externou oque realmente conteçe, é repugnante, sim, mas é o fato, a criatura humana deve se conciêntizar de que a frese cada povo tem o governo que merce é realmente verdade eles são a materialização dos anseios primitivos do povo, todos querem dinheiro, poder matéria, matéria, matéria, agora tudo me é permitido mas nem tudo me é licito, ele planta frases de efeito exaltando o lado negro do ser, poderia usar sua visão para o bem e assim contribuir para algo maior.

WWW.CASAESPIRITADRP.BLOGSPOT.COM

Nice Veloso disse...

Oh! este burrico está com um sorriso tão, tão, tão singular! Tão puro! Não pode ser comparado a seres diabólicos. Tadinho do burro! Ele é muito fofo! Faz isso não! Rs...

Anônimo disse...

esse jumento continua escrevendo bobegens na folha.... acompanhem... e o pior é que nem é o único nem o último idiota a ocupar um cargo acad~emico sem nem saber escrever