A Terceira Guerra Mundial (3GM) parece se aproximar a cada dia. Somente em duas ocasiões o mundo esteve tão instável e tão próximo de um conflito de proporções globais. Infelizmente isto aconteceu antes das duas grandes guerras, nas duas primeiras décadas do século XX e, depois, 20 anos mais tarde.
A instabilidade do panorama internacional ganhou força.nos últimos dias com a decisão do parlamento turco de autorizar um eventual ataque ao território sírio. Erdogan, o primeiro-ministro da Turquia, mente descaradamente quando diz que não pretende utilizar o dispositivo legal e ao mesmo tempo ordena ataques por três dias seguidos nas cidades da fronteira entre a Síria e a Turquia. Um conflito entre Turquia e Síria pode rachar o mundo islâmico e contribuir para um eventual ataque israelense contra o Irã, aliado tradicional da Síria. E todos sabemos que um conflito entre Irã e Israel pode iniciar a 3GM.
Essa indisposição entre Síria e Tuquia não é nova, mas de certa forma essa decisão parlamentar surpreendeu. Erdogan é criticado por muitos líderes muçulmanos por ser "ocidental" demais, quando na verdade sua "ocidentalidade" se resume a ter alguns inimigos em comum com as potências ocidentais.
Israel x Irã; China x Japão, Índia x Paquistão, Coreia do Sul x Coréia do Norte... Precisava mais um?
Tudo isso sem falar nos conflitos mais profundos: Oriente x Ocidente; Coletivismo x Liberdade Individual
Será a Turquia a botar fogo no pavio e iniciar a 3ª Guerra Mundial?
(continua)
.
(continua)
6 comentários:
TURQUIA, IRÃ, ISRAEL, EUA, CHINA, JAPÃO, ÍNDIA, PAQUISTÃO, RÚSSIA, VENEZUELA... QUEM SERÁ?
análises frias mas coerentes
antonio oliveira montes
Eu discordo no que diz respeito à Turquia. Não creio que parta de lá o primeiro tiro. Mas a opinoião é firme, forte abraços, Anacleto
MUITO BOM
ACEITA PARCERIA?
JOHNATOS45@GMAIL.COM
Parece loucura, mas não deve ser.
Postar um comentário