Catedral de São Basílio |
Para o clima de sábado, uma comemoração. Esta semana fez aniversário uma das obras mais marcantes da História: a Catedral de São Basílio, em Moscou. Sua construção durou 6 anos, terminou em 1561 e foi consagrada em 1589. Devido a todos percalços históricos, sua longevidade é um milagre!
Concebida pelo imperador Ivan IV da Rússia, mais conhecido como Ivan o Terrível, a catedral nasceu como uma capela em comemoração à tomada da cidade de Kazan. A ideia inicial era construir, ao redor da torre principal, uma capela para cada um dos santos em cujo dia o Czar ganhou uma guerra ou batalha. Esta criação única da arquitetura visava estilizar uma fogueira com as chamas direcionadas ao céu. Mais tarde ganhou cores vivas e ficou ainda mais inédita. E como ficou bonita!
Catedral de São Basílio - Detalhe das cores, que mudam com frequência |
Fincada no centro geométrico de Moscou, a imponente catedral ortodoxa transformou este também em centro espiritual do povo russo.
Diz a lenda que o arquiteto Postnik Yakovlev teve seu olho furado pelo Imperador, para que nunca mais fizesse algo tão maravilhoso. (!)
.