Documentários Indicados



Nesta página vou indicar alguns documentários que acredito interessantes, principalmente levando em consideração os assuntos tratados neste blog. Todos têm link para download. Volte sempre à esta página, pois pretendo atualizá-la com frequencia.

A História da Ciência (BBC - The Stoy of Science):
Esta é uma série de documentários, produzida pela BBC e apresentada por Michael Mosley. É melhor do que a maioria dos últimos trabalhos da emissora britânica e pretende contar a história, ou melhor, como viemos parar na ciência moderna. Talvez por serem voltados ao público leigo, algumas vezes Mosley cai no simplismo quando tenta interpretar fatos históricos e descobertas com uma certa simpatia exagerada - um documentário não precisa ser engraçadinho. Mesmo assim, é uma ótima fonte de informações e curiosidades. São seis horas muito agradáveis para os curiosos em geral.

(legendado)


A História das Religiões
Religião, filosofia, pragmatismo e ceticismo são temas que provocam a reflexão sobre a existência humana: de onde viemos, para onde vamos e porque estamos aqui. Povos de diversas partes do mundo, em épocas diferentes, cada um à sua maneira procuraram e ainda procuram respondê-las. Em cada um dos vídeos desta série encontram-se algumas respostas, vistas a partir da ótica espiritual ou racional de africanos, ameríndios, budistas, católicos, protestantes, céticos, confucionistas, egípcios, gregos, judeus, romanos, taoístas e xintoístas. Neles a viagem espiritual passa pela geografia e pela história. As imagens são deslumbrantes e as informações nelas impressas são certamente uma aula. A chance de se aprofundar em temas complexos são vitais à nossa compreensão da vida.

(dublado)


Machado de Assis - A Crônica e a História:
Documentário da TV Senado sobre nosso maior escritor. Um trabalho muito bem feito. O documentário Machado de Assis - A Crônica e a História resgata a atividade de cronista do escritor que é considerado o maior representante da literatura nacional. Machado de Assis deixou registrada nos jornais as características humana, social e política do Brasil da segunda metade do século 19. (duração: 52 minutos)

(nacional)


The Soviet Story:
Um filme documentário feito por um diretor Letão que mostra como a União Soviética ajudou a Alemanha nazista promover o Holocausto. Além disso, é um documentário sobre os crimes Soviéticos contra a humanidade e seu próprio povo numa escala industrial. Mais importante, sublinha a semelhança dos regimes Nazi e Soviético e as indiscutíveis maneiras de como eles ajudaram-se mutuamente. Termina com uma conclusão de como a Europa carece de vontade política para condenar totalmente os crimes comunistas contra a humanidade, porque não é assim que o mundo funciona. Com a Alemanha e a Rússia construindo gasodutos juntos, é difícil imaginar um levantando a voz contra o outro e exigindo, por exemplo, a extradição dos interrogadores da KGB soviética que torturaram muitas pessoas até à morte. Eles continuam a viver em Moscou como veteranos decorados. O documentário "The Soviet Story" (A História Soviética) é dirigido por Edvins Snore, que passou 10 anos coletando informações e dois anos filmando em vários países. Entre os entrevistados no filme estão historiadores ocidentais e russos como Norman Davies e Boris Sokolov, o escritor russo Viktor Suvorov, o dissidente soviético Vladimir Bukovsky, membros do Parlamento Europeu e também as vítimas de terror soviético.

(legendado)


Escravos Desconhecidos:
Documentário muito interessante e factual  apresentado pela TVI24, de Portugal. Neste incrível trabalho, historiadores e estudiosos do tema derrubam muitos mitos sobre a história da escravidão e mostra a história dos escravos brancos vítimas dos mouros. Participações: Salah Trabelsi (Universidade de Lyon); Mohammed Ennaji (Universidade de Rabat); Thomas Vernet (Universidade de Paris); Ibrahima Thioub (Universidade de Dakar).

(legendado)


Apocalipse, o Último Livro da Bíblia:
Como vários documentários da BBC, este também demonstra uma certa má vontade com o Cristianismo. O Livro do Apocalipse, no entanto, é um livro tão poderoso que passa sua mensagem mesmo quando é tratado com a superficialidade e a burrice dos preconceituosos.

(legendado)

O Universo Elegante:
Universo Elegante - Supercordas, dimensões ocultas e a busca da teoria definitiva, por Brian Greene. Neste Documentário admirável, Brian Greene relata a história científica e a luta humana por detrás da busca desta teoria final. Ideias revolucionárias e excitantes tais como novas dimensões escondidas no tecido do espaço, buracos negros que se transformam em partículas elementares, cortes e furos no contínuo do espaço-tempo, universos gigantes que se trocam com outros minúsculos, e toda uma variedade de outros aspectos que desempenham um papel essencial na compreensão de algumas das questões mais profundas de todos os tempos. Com autoridade e charme, através do uso da metáfora e de analogias, Brian Greene consegue tornar acessíveis alguns dos conceitos mais sofisticados alguma vez pensados, levando-nos mais perto do que nunca a compreender como funciona o universo.


End Game - O Plano para a escravidão global:
Documentário do texano Alex Jones. Para abrir os olhos de quem ainda acha que o plano de governo mundial - em implantação neste exato momento - trata-se de "teoria da conspiração. Uma introdução ao assunto.

(legendado)


Dinheiro é Dívida (Money is Debt):
Este é um dos documentários mais impressionantes que eu já assisti. A primeira impressão é tratar-se de uma grande bobagem, mas bastam alguns minutos para perceber que estamos diante de uma verdade incontestável: um grupo de banqueiros nos faz de palhaços e explora nosso suor por meio de um sistema ilusório e criminoso. Uma mentira cuja única sustentação reside em sua credibilidade, por mais paradozal que isto pareça.

(legendado)


A Grande Farsa do Aquecimento Global:
Este documentário encerra o assunto sobre o aquecimento global antropogênico. Mostra com incrível abundância de provas que toda essa balela serve apenas para interesses muito mais danosos que o dióxido de carbono. Indico aqui porque sei que ainda existem pessoas inteligentes acreditando nesta bobagem.

(legendado)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...