Beleza importa? Roger Scruton




Porque a beleza importa (Why Beauty Matters) - Roger Scruton

Desde que assisti a este documentário tenho indicado a amigos e conhecidos. Agora ficou mais fácil: ele está disponível online e legendado em português. 

Neste vídeo Roger Scruton analisa a importância da beleza na existência humana e mostra como esta percepção está sendo perdida em nossos dias. Em menos de uma hora o escritor e filósofo inglês mostra a decadência da sociedade como consequência do rebaixamento do papel da arte na vida das pessoas. 

Visitando as obras do passado e comparando-as com o lixo moderno, mostra a indiscutível  involução que nos levou da arte que transcende e eleva o espírito humano para a desgraça moderna, templo da feiura, do desequilíbrio e da abominação.

Com o documentário Porque a Beleza Importa, Roger Scruton consegue demonstrar, numa conversa agradável , como a nossa sociedade substituiu a beleza pela ideologia, pelo impacto e pelo utilitarismo, e isso resultou não apenas no império do mau gosto, mas também afastou as pessoas comuns do ambiente artístico, já que instintivamente o homem procura a beleza, a bondade e a justiça como forma de se aproximar de Deus.

Este vídeo resume tudo que o homem comum já percebe e concorda. A degradação da arte é evidente, mas infelizmente devido à influência destes pseudo-artistas na sociedade, procuram manter esse debate longe do "amador" que não "entende" estas manifestações artísticas e por isso as considera puro e simples mau gosto.

Como bom amador e incapaz de "compreender" a "importância" destas "obras", considero lixo o que se produz sob o rótulo de "arte moderna", com raríssimas exceções.

Depois de assistir ao vídeo, leia o excelente artigo Apeirokalia, do filósofo Olavo de Carvalho.

6 comentários:

lemmy disse...

ótima postagem, amigo.parabens

Anônimo disse...

Gostei muito deste documentário. Ele tem continuação? Existe outro documentário sobre este autor?
agradeço e faço votos de sucesso a este site.

Fada do bosque disse...

Muito obrigada pela sua partilha, Ale. O documentário é um must e o texto apeirokalia desconcertou-me pela sua lucidez... e ambos nos ensinam a ver as coisas pela perspectiva dos sábios.

Um abraço

Rodrigo disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilimine seus caminhos e de seus familiares
Um grande abraço e tudo de bom

Julio disse...

O homem bonito / fisicamente interessante está no topo da cadeia amorosa / sentimental / sexual.

É claro que a mulher bonita sempre terá muito mais opções com o sexo oposto que o homem bonito, porém o homem bonito é bem mais raro que a mulher bonita. E tudo que for raro será mais valorizado.

Oswaldo Viana Jr disse...

Olá, sugiro a atualização do link do documentário. Este funciona:

https://vimeo.com/73344145

Abraço e parabéns pelo blog!