A Ordem Natural


O homem escreve com palavras, Deus escreve com palavras e coisas 
Santo Tomás de Aquino

...
Um esboço
A Ordem Natural não é uma lei ou conjunto de leis, muito menos uma regra ou um conjunto de regras. A Ordem Natural é um objetivo cognitivo, uma busca pela compreensão do Universo, partindo do pressuposto da sua inteligibilidade.

Existe um sentido no Universo e em todas as suas partes, desde as mais mínimas. Este sentido é inabarcável em sua totalidade, mas com "pedaços" acessíveis à compreensão por meio da intuição, da percepção, da dedução, da reflexão e, principalmente, por meio da Revelação.

Observando a realidade podemos identificar padrões por trás dos fluxos, analogias, fractalidade, simetria e auto-singularidade em todos os objetos existentes no universo, compondo uma Ordem Natural que espelha uma Ordem Divina, ou seja, a Vontade de Deus.

Nunca entenderemos o sentido total da existência porque ela engloba a soma de todas as possibilidades e esta consiste na Mente Divina, o Logos. No entanto podemos entender um pouquinho deste sentido, seja pelas nossas faculdades cognitivas, seja pela Revelação.

Como ele é a representação da Vontade Divina, devemos nos apegar a este sentido compreendido da mesma forma que um náufrago se agarra a um bote salva-vidas.




Quem diz que  1+1=2 diz com autoridade divina


Por dedução...

Se Sabedoria é a união de Conhecimento e Inteligência,
Se Conhecimento é o acúmulo de verdades,
Se Inteligência é a capacidade de apreender a Verdade
Se Verdade é aquilo que a Realidade diz,
Entender a Realidade é o caminho para a Sabedoria.



Premissas
Este blog obedece aos seguintes Princípios:
1 – Deus Existe
Deus é a Verdade Absoluta, criou tudo o que existe e sustém o universo. Nele reside a estrutura da realidade.  O Criador é infinitamente bom e a bondade é um dos seus predicados, assim como a beleza e a justiça.  A existência de Deus não é questão de fé, é uma verdade auto-evidente, um fato incontestável.
Quanto à unidade da essência divina, a primeira coisa a crer é que Deus existe, o que aliás é óbvio à própria razão. Efetivamente, observamos que tudo quanto se move é movido por outros. Assim, os seres inferiores são movidos pelos superiores, da mesma forma como os elementos são movidos pelos corpos celestes. Nos elementos terrestres, por sua vez, o que é mais forte move o que é mais fraco. Também nos corpos celestes, os inferiores são movidos pelos superiores. Ora, é impossível que este processo se prolongue até ao infinito. Com efeito, se tudo aquilo que é movido por outro é como que um instrumento da primeira causa movente, caso não existisse uma primeira causa movente, todas as causas motoras seriam instrumentos. Se procedermos até ao infinito na sucessão das causas motoras, não existe uma primeira causa motora. Nesta hipótese, todos os infinitos que movem e que são movidos serão instrumentos. Ora, até mesmo os não-letrados percebem que seria irrisório afirmar que os instrumentos não são movidos por algum agente principal. Equivaleria isto aproximadamente a afirmar a possibilidade de fazer uma caixa ou uma cama com a serra e o machado, porém sem a intervenção de um carpinteiro. Em conseqüência, é indispensável que haja uma primeira causa motora, superior a todas as outras. A esta causa motora denominamos Deus. – São Tomás de Aquino
2 – O Universo é inteligível
O Universo obedece a leis e princípios racionais. Sua unidade e amplitude é inabarcável à mente humana, mas boa parte de seus princípios são inteligíveis e encerram conhecimentos que nenhuma mente e nenhuma coleção de bibliotecas pode abrigar.

O homem escreve com palavras. Deus escreve com palavras e coisas – São Tomás de Aquino
Uma pedra possui mais informação do que todos os livros de mineralogia juntos – Aristóteles

3 – É obrigação do Homem entender a realidade e buscar a Verdade
Assim como fazem todos os seres vivos, devemos explorar ao máximo nossas principais capacidades: Inteligência e Consciência. A Inteligência é a nossa capacidade de apreender a verdade, e a Consciência é o diferencial humano. Esta faculdade, além de nos diferenciar dos animais, nos permite entender porque fazemos o que fazemos.  E me parece óbvio que sem uma consciência afinada, nada de inteligência, nada de compreensão.

Todo homem tem o desejo de conhecer - Aristóteles
A Consciência é o terceiro “sabe”: você sabe que sabe que sabe. É a única coisa sobre a qual é impossível falar sem a sua presença. – Olavo de Carvalho

4 - Consenso não garante veracidade

A História é repleta de provas de que a ciência e o conhecimento não seguem um desenvolvimento linear e evolutivo, assim como também demonstra que o consenso nem sempre está certo. Devemos quase todas as descobertas e invenções a indivíduos que contestaram o consenso de sua época.

Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua. - Santo Agostinho

Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência. - Santo Agostinho