Bohemian Club




Encravado no meio de uma floresta no norte da Califórnia existe um clube misterioso onde bilionários, líderes políticos e executivos de primeiro time se reúnem todos os anos no mais absoluto segredo. O que parece a introdução de um conto de terror é na verdade a descrição precisa de um local onde algumas das pessoas mais poderosas do mundo costumam se reunir durante o solstício de verão do hemisfério norte. O evento tem acontecido há mais de um século e na maior parte desse tempo permaneceu nas sombras, sendo citado apenas em pequenas notas de jornal e sem merecer a devida atenção da grande imprensa. 


Sede urbana do Bohemian Clube, em São Francisco

O Bohemian Club, que fica em um bosque de 11 km², no pequeno Condado de Sonoma, na Califórnia, foi criado em 1872/73 por artistas, jornalistas e ricaços adeptos do Bohemianismo, uma espécie de hobby que consiste em praticas artísticas, musicais,  comportamentais e espiritualistas, com ênfase nas atividades  consideradas alternativas, marginais, ousadas e modernas. Ou seja, no início o Bohemian Club era uma espécie de precursor do movimento hippie, formado por magnatas, aristocratas e moderninhos ricos que também pregavam amor livre, álcool, experiências de alteração da consciência e exercícios espirituais que destoavam da moral e das religiões tradicionais.

O clube surgiu entre conversas no escritório do jornal San Francisco Chronicle e foi criado originalmente como um espaço para encontros furtivos em um ambiente urbano. No início as reuniões ocorriam no prédio que ainda abriga a sede social do clube, na cidade de São Francisco – curiosamente o mesmo edifício, aparentemente, abriga ou abrigou uma unidade da Sociedade Vedanta, uma tentáculo do Missão Ramakrishna.

 A prática do acampamento no bosque só apareceu seis anos após a fundação do clube, em uma festa dedicada ao ator inglês Henry Edwards, que acabava de fixar residência na Califórnia. Nos anos seguintes repetiram o acampamento em outros locais e em 1883 alugaram pela primeira vez o atual bosque cortado pelo Russian River. Em 1899 o clube comprou a propriedade.



Desde a sua fundação o Bohemian Club se caracteriza como um clube privado que preza pela discrição. Os encontros são anuais e seus membros permanecem fechados no clube por duas semanas inteiras (incluindo 3 finais de semana) no mês de junho (+ ou - no dia 21).

 Além dos fundadores, todos falecidos, cerca de 2700 membros ativos se dividem entre os “regulares”, que são aqueles que sustentam financeiramente o clube, os “profissionais” que também atuam na organização e manutenção das atividades, os “associados”, convidados do mundo das artes ou celebridades, e os “honorários”, eleitos pelos demais membros, mesmo que ainda não façam parte do clube. Ao menos no inicio era comum oferecerem um convite pontual, para um único encontro, quando algum estrangeiro famoso e “adequado” se encontrava nas imediações de São Francisco. Por ser extremamente restrita e cobiçada, a espera por uma vaga entre os regulares pode chegar a 15 anos.

Embora nos acampamentos só se tenha notícias sobre participantes do sexo masculino, entre os membros honorários encontram-se pelo menos quatro mulheres:  a atriz Elizabeth Crocker Bowers , as escritoras Ina Coolbrith e Sara Jane Lippincott, e Margaret Bowman, esposa do jornalista e poeta James  Bowman, um dos fundadores do grupo – o funeral dela ocorreu dentro do Bohemian.


Entre os fundadores do Bohemian Club encontram-se artistas, escritores, músicos e jornalistas. Alguns nomes famosos e outros nem tanto:

  • ·         Ambrose Bierce, escritor de contos de terror e autor de obras satíricas como o “Dicionário do Diabo”. Morreu de alcoolismo após sua esposa cometer suicídio.
  • ·         Henry George, pai do Georgismo, filosofia econômica progressista do final do século XIX.
  • ·         John C. Cremony, autor do primeiro dicionário da língua Apache.
  • ·         Arpad Haraszthy, escritor húngaro, de uma importante família da viticultura.
  • ·         Frederick Whymper, artista plástico inglês e explorador de sucesso. Existe uma montanha com seu nome no Canadá.
  • ·         Hiram Reynolds Bloomer, pintor.
  • ·         Edward Bosqui, escritor.
  • ·         James F. Bowman, poeta e jornalista.
  • ·         Samuel Marsden Brookes, pintor.
  • ·         Henry "Harry" Edwards, ator e entomologista.
  • ·         Sands W. Forman, jornalista.
  • ·         Paul Frenzeny, pintor e ilustrador.
  • ·         Benjamin F. Napthaly, jornalista.
  • ·         Daniel O'Connell, escritor e jornalista irlandês.
  • ·         JC Williamson, ator, diretor e empresário teatral.

Com o passar do tempo passaram a aceitar celebridades de outras áreas, como política, finanças e indústria. Aparentemente, após a década de 1930 o clube passou a restringir ainda mais os convites e a dar maior importância a membros poderosos e com mais influência política. Entre os membros honorários encontram-se nomes famosos como Jack London, Jennings Cox, criador do drink Daiquiri, Luis Walter Alvarez, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1968, Glenn Theodore Seaborg , Prêmio Nobel de Química de 1951, Theodore Roosevelt, 26° presidente dos EUA e William T. Wallace, Procurador Geral e juiz da Suprema Corte americana.

A lista dos membros é bastante misteriosa, e muitas vezes controversa, como costuma acontecer com organizações desse tipo. Alguns nomes aparecem em listas e nunca foram confirmados, como Clint Eastwood, que supostamente esteve em um encontro nos anos 1980. Como convidados frequentes podemos destacar, com toda certeza, Henry Kissinger, que já foi fotografado em uma situação no mínimo constrangedora, Martin Anderson, assessor da Casa Branca, e entre os pontuais encontramos Nicholas F. Brady, Secretário de Estado, Helmut Schmidt. Chanceler Alemão, David Rockefeller, Warren Buffett, David Gergen, John Kluge, George Bush, pai e filho, Gerald Ford, Richard Nixon, Ronald Reagan, Bill Clinton e muitos outros executivos de primeiro nível como Samuel Armacost (Bank of America), Thomas Watson Jr.  e John Fellows Akers (IBM), Richard Morrow (Amoco) e Stephen Bechtel.

Também podemos saber com certeza alguns dos presidentes do clube:
  • ·         Paul Speegle (1973-75)
  • ·         Carl Arnold (1975-77)
  • ·         W. Palmer Fuller (1977-79)
  • ·         Michael Coonan (1979-81)
  • ·         Patrick O'Melveny (1981-83)
  • ·         William C. Mathews (1983-85)
  • ·         Harry H. Scott (1985-87)
  • ·         George Elliot (1987 -?)

Durante os encontros, os membros são distribuídos entre cerca de 120 "acampamentos", ou seja, unidades que servem de dormitório e lazer.  Segundo Cathy O'Brien*, a intenção declarada é proporcionar associações e “incentivar relacionamentos que visem ‘enriquecer’ a experiência”.

No meio de uma área descampada do clube existe uma estátua de uma coruja, com cerca de 12 metros, toda feita de pedra, e ao seu redor são reunidos os membros em diversas situações. A ave é a mascote do Bohemian e sua imagem está em toda parte, na entrada que leva ao bosque, nas salas de estar, no púlpito, na sede em São Francisco, e até na papelada que poucas vezes vazaram. Ao lado da coruja sempre encontramos a frase “Weaving spiders come not here”, que alguns pensam que significa que o clube não permite conversas sobre negócios, mas eu entendo como um aviso aos intrusos, que podem se enroscar na teia de aranha. O local é fortemente vigiado, com câmeras, sensores de movimento e repleto de seguranças armados.





São João Nepomuceno é uma espécie de patrono do clube. O santo, que viveu na região de Boêmia, hoje República Checa, era confessor da corte do rei Venceslau IV, no Século XIV, e foi morto porque não aceitou contar os segredos ouvidos no confessionário.

Logo na chegada os convidados e membros constituintes são recebidos e após sentarem-se de frente para a grande coruja participam de uma espécie de cerimônia macabra, conhecida como Cremação de Care, que consiste em um ritual repleto de símbolos pagãos (druidas), com velas, tochas, efeitos pirotécnicos, um sacerdote falando inglês arcaico e ajudantes vestidos de maneira a lembrar os antigos uniformes da Ku Klux Klan, e culmina com o que parece ser uma simulação de uma criança sendo queimada.  O documentário Dark Secrets: Inside Bohemian Grove, de Alex Jones registra essa cerimônia. A gravação ocorreu em junho de 2000, Alex pulou uma cerca e rastejou até o estacionamento, depois misturou-se aos membros que estavam chegando e foi levado em um veículo até o local da cerimônia. Segundo ele sua curiosidade sobre o clube surgiu quando pesquisava a Skull and Bones, sociedade secreta instalada na Universidade de Yale, de onde saíram vários políticos de destaque e alguns presidentes americanos, como os Bush.




Uma matéria da Revista Spy de novembro de 1989 diz que o objetivo desta bizarra recepção é simplesmente libertar os membros e prepara-los para os dias em que precisam esquecer-se da sua realidade cotidiana e se aproximar do mundo selvagem. Talvez por isso as acomodações, apesar de luxuosas e confortáveis, têm um aspecto antigo, exótico e bastante rústico. Peter Phillips, professor de sociologia, esteve no clube em 1994 como convidado e provavelmente por isso repete o porta-voz do clube, Alex Singer, que em 2013 disse que os encontros são apenas para reforçar laços entre os poderosos.


Além dos segredos e dos mistérios que originaram diversas lendas, pouco sabemos das atividades que ocorrem naquele lugar, mas assim como a sinistra cerimônia de recepção é possível encontrar na Internet fotos com evidente influência de rituais satânicos, além de registros de algo parecido com um baile de máscaras, com membros vestidos de mulher, maquiados como drag queens e visivelmente embriagados ou drogados.  


Outros relatos indicam que entre as sequoias do Bohemian Clube ocorreram muitas negociações internacionais e decisões políticas importantíssimas, que influenciaram a vida de todo planeta, como as reuniões ocorridas em 1942 envolvendo os cérebros por trás do Projeto Manhattan, responsável pela criação e produção da bomba atômica americana.

Infelizmente é difícil saber exatamente o que ocorre no Bohemian, mas devido ao clima de segredo e ocultismo envolvido, é quase certo que não deve ser algo muito bom.

Na próxima quarta-feira (18/07) vou participar de um hangout no canal do Daniel Ferraz, e vamos conversar sobre os mistérios envolvidos no Bohemian Club.

Fontes:
California Digital Newspapers Collection
Annuals os Bohemian Vol. VI – 1973 – 1987
Spy Magazine (novembro 1989, páginas 59-76) - Philip Weiss
Prison Planet Forum
Dark Secrets: Inside Bohemian Grove - Alex Jones
The Bohemian Grove and Other Retreats - G. William Domhoff
Who Rules America Today? - G. William Domhoff
Fritz Springmeier - Bloodlines dos Illuminati
Trance Formation of America - Cathy O'Brien

* Cathy O'Brien é esposa de Mark Phillips e autora do livro “Trance Formation of America”, de 1995, que aborda Programação Monarca, MK-Ultra, Projeto Bluebird, Operação Artichoke e outros assuntos relacionados a abusos psicológicos e sexuais, lavagem cerebral,  manipulação e controle mental. Não podemos acreditar em tudo o que ela diz, pois trata-se de um relato da sua experiência pessoal e não há tantas provas, mas creio que vale a pena conhecer seu testemunho e conferir a veracidade de cada afirmação. O mesmo vale para Alex Jones, G. William Domhoff , Fritz Springmeier . Tenho feito isso para o meu próximo livro, previsto para 2019.

2 comentários:

Anônimo disse...

MELHOR POSTAGEM SOBRE O ASSUNTO QUE JA LI. PARABENS ALEXANDRE COSTA

Anônimo disse...

muito boa essa Postagem, joguei no zap.