Sobre a Internet


Estou na Internet desde o seu surgimento no Brasil. Peguei o finalzinho da era BBS, ainda não como usuário, mas como observador curioso. Assim que foi tecnologicamente possível, assinei Internet em casa, com modem de 14 kbps, conexão discada e provedor Mandic.
Nem o Google existia; e para conversar usava-se o ICQ. Mesmo assim eu percebi que ali estava um divisor de águas na História - quem me conhece, sabe.
No começo fiquei maravilhado com a possibilidade de conversar com pessoas distantes, de lugares desconhecidos, afinal o conteúdo ainda não era tão grande e a lenta e picotada conexão da época impedia downloads ou sites pesados. Apenas com o tempo os artigos, os livros e, mais tarde, os vídeos começaram a circular, e então a Internet mostrou todo seu potencial.
Naquele momento eu achei que o mundo caminharia para o sucesso necessariamente: a disseminação de cultura e informação na dimensão inimaginável que a Internet oferecia certamente iria conduzir a população a um nível de conhecimento também incomparável na História.
Ahhhh, como eu estava enganado...
Hoje, mais de 15 anos depois da chegada da Internet, o que vejo é muito mais sombrio. Vejo algo como um curto período de liberdade e acesso à informação que está chegando ao fim sem que a maioria tenha aproveitado seu enorme potencial. Explico, em três partes:
A) A maioria das pessoas subutiliza a Internet, aproveitando muito pouco aquilo que ela oferece. Seja por desconhecimento, seja por preguiça ou mau gosto, quase sempre os internautas usam a rede para futilidades e fofocas – para comprovar, basta uma rápida pesquisa nos sites mais visitados ou nos trend topics do Twitter.
B) A liberdade na Internet está chegando ao fim e quem não a utilizou como poderia, não poderá mais. Nos EUA, mais de 70.000 blogs foram retirados do ar desde a chegada do Sr. Hussein Obama à presidência; no Brasil, país que mais fez pedidos de censura ao Google, não existe esse dado, mas eu conheço alguns blogs que foram retirados do ar e ouvi sobre outros que foram intimidados com processos, ameaças e perseguições. Fora isso, o número de leis criadas para limitar a liberdade na Internet é enorme e contam com o apoio de um monte de ONGs, de todos partidos políticos e até de jornalistas!!!
A+B=C
C) Como não acredito que o plano dos globalistas deixaria a rede mundial de computadores de fora, tenho certeza que o crescimento da Internet foi planejado para ocupar o espaço da mídia convencional, que com o tempo será totalmente substituída por uma forma de mídia totalmente controlável, que além de administrar o conteúdo emitido, monitora o conteúdo recebido pelo rebanho.
Nunca devemos esquecer que a Internet nasceu como ARPAnet, uma rede de comunicação militar americana, que possibilita rastrear toda e qualquer informação e, mais ainda, permite modificar um conteúdo já publicado, assim como Winston reescrevia a História em 1984.

18 comentários:

Graça Pereira disse...

Estou de acordo com este texto...Nos meus últimos anos de serviço, utilizei muitas vezes a Net para tirar dúvidas e ajudar a resolver problemas a quem trabalhava comigo. Aposentada, pensei logo no meu Blog que nasceu como uma espécie de "missão" e agradecimento á terra que me viu nascer e onde vivi os anos mais felizes da minha vida.
Tinha necessidade (e tenho) de contar tanta vivência! Hoje, misturo de vez em quando, com fases deste outro tempo e espaço.
Contudo, reconheço, como dizes e bem que, muita gente na usa bem a Internet e que se tropeça a cada passo com muito mexerico e futilidades...Há espaços que são nitidamente a Feira das Vaidades e tenho pena! Tanto que poderia ter sido feito ou ainda a fazer por este caminho...Iremos ainda a tempo??
Beijo
Graça

Anônimo disse...

gostei do seu texto...pra mim foi esclarecedor...

estamos todos num gramde relaty net da vida....


bjo!


Zil

deep disse...

Se é verdade que, em certa medida, a Internet veio "democratizar" o acesso à cultura e ao conhecimento, não é menos verdade que o conhecimento que nela circula é, muitas vezes, pouco confiável.

Anônimo disse...

Ale,obrigada pela visita e o comentário que vc deixou...adorei...veio de encontro ao texto que postei e tb ao que sinto no momento...e acredito.

meu carinho....


Zil

FLAVIA CRISTINA C. disse...

SABIAS PALAVRAS ALE, SOU PROFESSORA E ENTENDO BEM O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.A INTERNET ESTÁ MESMO DEIXANDO AS PESSOAS SUPERFICIAIS. BEIJOCAS....

Anônimo disse...

Ale,que bom que gostou da música do blog...eu nem ouso dizer que tenho uma trilha sonoro....pois essa está implicita no que há de mais intimo e bem guardado dentro de mim....a não ser que vc ....consiga ver além....rs


bjo!!!!

Zil

MARILENE disse...

É uma triste e verdadeira constatação. Sou novata nesse meio virtual e minhas pesquisas, aqui, sempre se restringiram à parte técnica, indispensável ao exercício profissional. Só agora, ao resolver criar um blog para colocar pensamentos e poemas, algo até bem pessoal, é que tenho descoberto outras facetas não louváveis.
Quanto a ela passar a ser como uma digital, concordo , plenamente.

Seu texto é excelente.

Unknown disse...

Olá, gostei muito do seu blog e dos assuntos abordados. Muito interessante. Parabéns!

Um grande abraço e obrigada por seguir meu blog de poeisas.

*Simone*

Carla Fernanda disse...

Obrigada pela visita!
bem vindo ao meu blog!
Carla

Jim Pereira disse...

Olá!
Queria muito poder republicar este texto no blogue "O cão que fuma". Com os devidos créditos, é claro.
Antecipadamente grato./-
Jim Pereira
jimpereira@gmail.com

Jim Pereira disse...

http://jimpereira.blogspot.com

Marcia M disse...

Olá gostei do texto não sou tão antiga na net,mas o que diz esta recheado de verdade agradeço por me de seguir e ja te sigo.

Ruth Morgana disse...

Adorei seu texto!
Um abraço!!!
Ótima semana!

Elizabeth Passos disse...

Excelente texto. Sobre essa censura na rede já sei do "Verdade Oculta" e do "Realidade Oculta" dois sites muito polêmicos e que no navegador Internet Explore não ficam mais no ar. Por isso clamufo meu blog de rosa e outros assuntos menos polêmicos, mas quando tô realmente observando que tá demais solto o verbo por lá só que não sei até quando ficarei no ar com a possível extinção dos blogs aqui no Brasil. De certo, isso pode ocorrer o mais breve possível, porque vejo que a politicagem tá muito interessada em continuar com a alienação barata, mas não com o esclarecimento contínuo.
Bom trabalho, abraços da Eliz.
elizabethpassos.blogspot.com

Anônimo disse...

Hey ordem-natural.blogspot.com mitglieder
gkv pkv vergleich - freiwillige krankenversicherung


[url=http://pkv-private-krankenversicherung-vergleich.info/pkv-gkv-test-krankenversicherung-vergleichen.html]vergleich gesetzliche und private krankenversicherung[/url]
beamter krankenversicherung
Justus

IVAN VAN DER ELSTCH ALPHOLYTHE disse...

Obrigado pelo comentário em meu blog, sobre a Tecnologia em Nuvem. Estou nesta luta contra a Nova Ordem Mundial e espero sinceramente contribuir com o povo mundial sincero, para que todos saibam o que nos ocultam através dos meios de comunicação. Fica na Paz do Senhor Jesus e sinta-se à vontade para compartilhar textos e imagens de meu blog.
IVAN ALPHOLYTHE

ILLUMINATIELITEMALDITA.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

I love reading through an article that will make people think.

Also, thank you for allowing for me to comment!

my website - designermode sale

Anônimo disse...

Its such as you read my thoughts! You appear to grasp so much approximately this, like you wrote the e book in
it or something. I believe that you simply could do with a few
p.c. to force the message home a bit, but other than
that, this is great blog. A fantastic read. I will certainly be back.


Feel free to visit my weblog: Margery - Poetryoffood.com