O sábio e a Verdade

Alguns textos contém tanta sabedoria, que em apenas um trecho é possível aprender mais do que em anos de estudo. O primeiro capítulo da Súmula Contra os Gentios de São Tomás de Aquino, que usei no post anterior, comprova o que estou dizendo. Uma análise do pensamento de Aristóteles sobre a busca da sabedoria, um objetivo que já foi muito nobre e que hoje se confunde com a busca pelo diploma que garante um emprego - nem mesmo um trabalho, mas um emprego. Neste pequeno texto de 3 ou 4 laudas o mais sábio dos santos e mais santo dos sábios resume e expande o pensamento daquele que chamava de O Filósofo. Em O ofício do sábio, o sábio italiano ordena o pensamento do sábio grego e nos mostra que ordenar o pensamento é o dever dos que buscam entender a realidade e conhecer a Verdade.

Este texto retirado da Súmula Contra os Gentios serve perfeitamente para ilustrar uma das funções que pretendo dar a este blog: ser um ponto de apoio, um organizador de conteúdo útil para quem busca a Verdade e, ao mesmo tempo, um relato da experiência do aprendizado. Porque foi o próprio Jesus Cristo que disse: Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Seguindo o que mandou o Mestre e citando mais uma vez o santo sábio, neste blog a Verdade será o fim último de todo o universo, e a grande preocupação primária da sabedoria consistirá no estudo desta Verdade.

Nenhum comentário: