Primeiros Passos - Parte 1

Nesta e nas próximas postagens tentarei indicar um caminho para adquirir conhecimento, inteligência e sabedoria. Sei que não existe fórmula para esta busca eterna e cheia de obstáculos; sei também que só pequenas "doses" de sabedoria são abarcáveis pela mente humana, e com muita dedicação. Os passos que pretendo indicar, no entanto, devem ajudar ao menos para diminuir a influência que a burrice da cultura contemporânea exerce na nossa vida. Se até eu deixei de ser tão burro, deve funcionar com pessoas mais inteligentes.

Como ler a Bíblia?
A leitura da Bíblia pode abrir um horizonte inimaginável de conhecimento. A sabedoria contida nestes livros age de forma incompreensível na nossa mente, na nossa alma. Não é por outro motivo que vários gênios da humanidade dedicaram tanto tempo ao estudo das Escrituras Sagradas, entre eles Leibniz, Newton, Tesla e muitos outros.

Seria muita prepotência querer "ensinar" a ler a Palavra de Deus, mas ao menos pra mim, um método tem apresentado resultados incríveis:

1 - Leia o Novo Testamento
A vida de Jesus Cristo é, sem dúvida, o acontecimento mais importante de toda história da humandade. Suas palavras devem ensinar, confortar e nortear a nossa busca pelo conhecimento. Leia primeiro os 4 Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), depois leia o restante do Novo Testamento (Atos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse) sem pressa e com toda sua atenção, todo seu comprometimento, como quem ouve a própria Sabedoria. Após a leitura completa e na ordem, diariamente escolha (mesmo que aleatoriamente) um tema ou uma passagem, encontre neste trecho o que lhe parece mais importante e fique com ele na mente até que a Providência resolva suas dúvidas e aprofunde sua compreensão.

Link para baixar o Novo Testamento - King James - Edição de Estudo - em pdf

2 - Leia o Velho Testamento
A Lei, a história, a tradição e o legado da civilização judaica devem ser lidos sob a ótica do Messias, portanto, do Novo Testamento. Comece lendo o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), depois os Livros Históricos, Sapienciais e Proféticos. A riqueza das histórias do Antigo Testamento, que contém todas as possibilidades humanas, certamente vai enriquecer sua capacidade imaginativa e, portanto, sua inteligência.

Link para baixar o Antigo Testamento - Almeida Revista e Corrigida - em pdf

Um comentário:

kamikaze disse...

Muito obrigada.
Un beijo