Doutor, o que devo comer?

Acabo de completar 40 anos, e durante minha vida já assisti a classe médica comprovar, com teorias inquestionáveis e métodos infalíveis, que o ovo fazia mal para a saúde do ser humano. Logo depois, a mesma classe superior e sábia comprovou que na verdade o ovo não fazia mal à saúde, o que fazia mal era o vinho. E também o azeite. Mais tarde, com base em fundamentos extremamente sólidos e argumentos irrefutáveis, declararam que o açúcar - meu Deus do Céu! - é um perigo assustador. Comer uma jujuba passou a ser um sacrilégio e os doutores acharam melhor indicar para seus pacientes adoçantes cancerígenos que matam neurônios e provocam leucemia e linfoma em ratos. Como são sábios, logo perceberão sobre isso... E os prejudicados? Ora, os prejudicados devem entender que a nobre ciência precisa de cobaias para testar sua sabedoria.

 Quanto tempo vai demorar para exaltarem os benefícios do açúcar refinado e condenarem, sei lá, o chuchu?
Parece brincadeira, mas damos a esta classe profissional o status de líderes sagrados da civilização, de seres supremos cujos erros de interpretação, de cálculo e até mesmo históricos são perdoados e aceitos para, logo em seguida, embarcar em outra teoria cuja credibilidade está, como sempre, fundada unicamente na sua irrefutabilidade. É o que a garante de pé.
Para que fique claro, incluo aqui médicos, farmacêuticos e professores universitários, mas condeno principalmente os formadores de opinião dentro das grandes universidades, os diretores científicos das grandes farmacêuticas, os editores científicos e os acadêmicos com alcance de mídia e cujas recomendações acabam por influenciar as condutas de toda sociedade de forma compulsória. Os primeiros apenas repetem seus ídolos. O segundo grupo é mais perigoso exatamente por isto. 
Os médicos, e cientistas em geral, são profissionais como todos os outros, cada um especializado em sua área e com funções que se complementam para formar a sociedade. Não cabe a nenhuma classe profissional o direito de definir a conduta de toda sociedade baseando-se em teorias que podem estar erradas, como a História já mostrou diversas vezes.

13 comentários:

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o blog !
Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

www.bolgdoano.blogspot.com

Muito Obrigada, desde já !

Priscilla Cavazzotto disse...

Olá!
Passando para retribuir a visita!
Te acompanho agora!
beijos meus

kamikaze disse...

Toda a razón.
Os piores son os creadores de opinión... que nos dan sempre unha verdade formateada o seu xeito...
Un beijo

Cirilo Vargas disse...

Dizer a um médico que ele é apenas um profissional como outro qualquer pode ser rotulado como pecado mortal.

Viná Garcia S. de Moraes disse...

Olá!
Que bom ter visitado meu blog e principalmente encontrado algo que interessou. Passei os olhos em algumas postagens suas e vou ler para comentá-las em breve.
Abç

"Política sem medo" disse...

Obrigada por comentar no Politica... Sao os amigos que nos fazem prosseguir apesar do cansaco e da vontade de esquecer da situacao do meu pais. Continuarei certamente pois a raiva desses pliticos nos fazem mais fortes. Abraco, Tereza.

ArcadoAutoConhecimento disse...

Gostei muito do seu blog. Vim retribuir sua visita ao Arca e lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

lila rizzon disse...

Obrigada pela visita! Adorei esse seu espaço!

Não posso concordar mais com o que você coloca aqui. E ainda creio que io pior é a forma com a mídia cria os mitos e massifica informações que, geralmente, são plantadas a partir de interesses econômicos de alguns grupos.

Tenho dois sites pra te sugerir.
www.umaoutravisao.com.br
www.nossofuturoroubado.com.br

Abraços e bom domingo!

♥ Dαiαne ♥ disse...

Olá!
Passando para retribuir a visita!
Te acompanho agora![2]

Muito interessante seu blog!
bjs :*

Natural.Origin disse...

Ninguém é dono da verdade absoluta que se saiba...

Sorriso:)

Valdja Maria disse...

Primeiro ,obrigada pela visita,e agora vamos lá,preciso de tempo para ler esse curioso e profundo blog ,como sou uma curiosa vou te seguir ,para ler quando tiver tempo .Uau!!!!!

DALVA SAUDO disse...

GOSTEI DO SEU BLOG!!!!PARABÉNS!

Dalva Saudo disse...

PARABÉNS PELO EXCELENTE BLOG!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...