Doutor, o que devo comer?

Acabo de completar 40 anos, e durante minha vida já assisti a classe médica comprovar, com teorias inquestionáveis e métodos infalíveis, que o ovo fazia mal para a saúde do ser humano. Logo depois, a mesma classe superior e sábia comprovou que na verdade o ovo não fazia mal à saúde, o que fazia mal era o vinho. E também o azeite. Mais tarde, com base em fundamentos extremamente sólidos e argumentos irrefutáveis, declararam que o açúcar - meu Deus do Céu! - é um perigo assustador. Comer uma jujuba passou a ser um sacrilégio e os doutores acharam melhor indicar para seus pacientes adoçantes cancerígenos que matam neurônios e provocam leucemia e linfoma em ratos. Como são sábios, logo perceberão sobre isso... E os prejudicados? Ora, os prejudicados devem entender que a nobre ciência precisa de cobaias para testar sua sabedoria.

 Quanto tempo vai demorar para exaltarem os benefícios do açúcar refinado e condenarem, sei lá, o chuchu?
Parece brincadeira, mas damos a esta classe profissional o status de líderes sagrados da civilização, de seres supremos cujos erros de interpretação, de cálculo e até mesmo históricos são perdoados e aceitos para, logo em seguida, embarcar em outra teoria cuja credibilidade está, como sempre, fundada unicamente na sua irrefutabilidade. É o que a garante de pé.
Para que fique claro, incluo aqui médicos, farmacêuticos e professores universitários, mas condeno principalmente os formadores de opinião dentro das grandes universidades, os diretores científicos das grandes farmacêuticas, os editores científicos e os acadêmicos com alcance de mídia e cujas recomendações acabam por influenciar as condutas de toda sociedade de forma compulsória. Os primeiros apenas repetem seus ídolos. O segundo grupo é mais perigoso exatamente por isto. 
Os médicos, e cientistas em geral, são profissionais como todos os outros, cada um especializado em sua área e com funções que se complementam para formar a sociedade. Não cabe a nenhuma classe profissional o direito de definir a conduta de toda sociedade baseando-se em teorias que podem estar erradas, como a História já mostrou diversas vezes.

13 comentários:

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o blog !
Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

www.bolgdoano.blogspot.com

Muito Obrigada, desde já !

Anônimo disse...

Olá!
Passando para retribuir a visita!
Te acompanho agora!
beijos meus

kamikaze disse...

Toda a razón.
Os piores son os creadores de opinión... que nos dan sempre unha verdade formateada o seu xeito...
Un beijo

Cirilo Vargas disse...

Dizer a um médico que ele é apenas um profissional como outro qualquer pode ser rotulado como pecado mortal.

Eu disse...

Olá!
Que bom ter visitado meu blog e principalmente encontrado algo que interessou. Passei os olhos em algumas postagens suas e vou ler para comentá-las em breve.
Abç

"Política sem medo" disse...

Obrigada por comentar no Politica... Sao os amigos que nos fazem prosseguir apesar do cansaco e da vontade de esquecer da situacao do meu pais. Continuarei certamente pois a raiva desses pliticos nos fazem mais fortes. Abraco, Tereza.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Gostei muito do seu blog. Vim retribuir sua visita ao Arca e lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! Adorei esse seu espaço!

Não posso concordar mais com o que você coloca aqui. E ainda creio que io pior é a forma com a mídia cria os mitos e massifica informações que, geralmente, são plantadas a partir de interesses econômicos de alguns grupos.

Tenho dois sites pra te sugerir.
www.umaoutravisao.com.br
www.nossofuturoroubado.com.br

Abraços e bom domingo!

Anônimo disse...

Olá!
Passando para retribuir a visita!
Te acompanho agora![2]

Muito interessante seu blog!
bjs :*

Natural.Origin disse...

Ninguém é dono da verdade absoluta que se saiba...

Sorriso:)

Valdja Maria disse...

Primeiro ,obrigada pela visita,e agora vamos lá,preciso de tempo para ler esse curioso e profundo blog ,como sou uma curiosa vou te seguir ,para ler quando tiver tempo .Uau!!!!!

DALVA SAUDO disse...

GOSTEI DO SEU BLOG!!!!PARABÉNS!

Dalva Saudo disse...

PARABÉNS PELO EXCELENTE BLOG!